fbpx
nutrição materno infantil blw bebé comida

Nutrição Materno Infantil

   A nutrição materno infantil é das áreas mais bonitas da saúde e das mais importantes também. Afinal, nós somos mais do que aquilo que comemos. Sabemos hoje, que a alimentação da mãe e do pai condiciona todo o desenvolvimento e estado de saúde da criança e até da geração seguinte.

Um adequado acompanhamento nutricional tem um enorme impacto na saúde materno-infantil, que se estende ao longo da vida. Algumas das atuações mais específicas desta área: 

  • Infertilidade
  • Adequação nutricional pré-conceção e na gravidez
  • Gestão do peso e dos sintomas da gravidez
  • Amamentação
  • Introdução/diversificação alimentar
  • Fobia e recusa alimentar
  • Excesso de peso/obesidade infantil
  • Educação alimentar

 

Atividades de educação alimentar na nutrição materno-infantil

Educação Nutricional e alimentar consulta nutrição infantil

  A educação alimentar é fundamental no acompanhamento nutricional, especialmente quando falamos em crianças. Isto porque se espera que as mudanças dos hábitos alimentares aconteçam por iniciativa da criança e, especialmente, que se mantenham para o resto da vida.

E sabemos que a melhor forma para que as crianças aprendam é a brincar. Assim, nas consultas de nutrição pediátrica utilizamos jogos, livros e outras atividades.

Estratégia nutricional e plano alimentar materno-infantil

  

  Definição de estratégias nutricionais e planos alimentares estruturados e adequados às diferentes situações e necessidades.

Os planos alimentares são um complemento das restantes estratégias e são especialmente importantes para a mãe e para o pai na pré-concepção, para a mãe durante a gravidez e, posteriormente, como ferramenta de apoio aos pais com a alimentação dos filhos. 

Plano alimentar consulta de nutrição recomendações nutricionais e alimentares

Acompanhamento entre consultas de nutrição materno-infantil

A alimentação dos bebés, das crianças e dos jovens é um desafio diário e podem surgir dúvidas muito frequentes. O mesmo pode acontecer durante a gravidez. Nesse sentido, o acompanhamento nutricional materno-infantil é feito também entre consultas. Isto pode acontecer com envio de materiais para a criança/jovem trabalhar alguns temas, esclarecimento de dúvidas e questões pontuais, envio de receitas e sugestões de refeições ou alimentos, entre outros.

A nutrição materno-infantil

   Claro que um bom estado nutricional é importante em qualquer momento da vida, mas torna-se fundamental quando se planeia uma gravidez. O acompanhamento nutricional nesta fase, permite corrigir carências nutricionais, tornando mais provável que a gravidez aconteça e reduzindo a infertilidade. Do mesmo modo, garante que a mãe e o bebé terão todos os nutrientes de que vão precisar ao longo da gravidez.

As consultas de nutrição na gravidez, permitem controlar a saúde materno-infantil, o peso da mãe e ainda os principais sintomas (cansaço, fadiga, sonolência, apetite, enjoos…). Por outro lado, nestas consultas, podemos ainda melhorar os hábitos alimentares da família, o que será de especial importância na educação alimentar do bebé.

Após o parto, a nutrição materno-infantil mantém a sua importância, agora voltada para a amamentação ou aleitamento e nutrição do bebé, mas também na recuperação da mãe. A amamentação não é sempre fácil e podem surgir vários obstáculos. Por vezes, o acompanhamento pela nutricionista pode fazer a diferença entre manter ou não o aleitamento materno e todas as suas vantagens.

Uma correta diversificação alimentar tem um impacto gigante no desenvolvimento do bebé e das suas competências, bem como na sua relação com a comida. Há medida que o bebé cresce, o acompanhamento nutricional é especialmente importante na construção dos hábitos alimentares e na educação alimentar da criança. 

A consulta de nutrição é também imprescindível em situações mais específicas como alergias e intolerâncias alimentares, baixo peso e e atrasos no crescimento, excesso de peso e obesidade, seletividade e recusa alimentar, ajustes nutricionais específicos, entre outros.