fbpx

Bacalhau com natas saudável

Também é fã de bacalhau com natas? Ainda bem, porque este bacalhau com natas saudável é um prato muito fácil de adaptar e de tornar saudável, mantendo todo o sabor e características da versão original. 

Receita para 4 adultos

Ingredientes:

– 500g de bacalhau desfiado e demolhado
– 4 batatas médias (cerca de 320g)
– 1 curgete pequena
– 1 cebola média
– 2 dentes de alho
– 100 a 200ml de natas magras
– Sal q.b
– Noz moscada q.b.
– Pimenta q.b.
– açafrão q.b.
– Farinha maizena (1 a 2 colheres de sopa)
– 2 colheres de sopa de azeite
 
receita de bacalhau com natas saudável

Preparação do bacalhau com natas saudável:

– pré-aquecer o forno a 190ºC
– descascar as batatas e cortá-las em cubos pequenos
– dispor num tabuleiro, temperar com sal, açafrão, 1 colher de sopa de azeite e um fio de água (até cobrir o fundo)
– mexer tudo e levar ao forno, mexendo de vez em quando
– partir a cebola em rodelas ou picada, picar o alho e colocar num tacho com 1 colher de azeite e deixar aquecer
– juntar a curgete ralada e o bacalhau
– pode acrescentar 1 pouco de água e tempere com noz moscada e pimenta e deixe cozinhar
– quando estiver tudo cozinhado, junto as natas com um pouco de farinha maizena dissolvida (cerca de 1 colher)
– retifique os temperos e a consistência
– quando as batatas estiverem assadas junte o preparado e envolva tudo
– leve ao forno a gratinar
 

Opcional:

Esta receita pode ser adaptada e permite fazer várias modificações. Entre elas pode:
– colocar queijo magro ralado por cima e depois levar a gratinar
– acompanhar com uma salada ou legumes cozinhados. Neste caso fiz com nabiças cozidas, mas pode também fazer com outros legumes cozidos ou salteados, desde que não acrescente muita gordura.
 

Esta receita de bacalhau com natas saudável permite facilmente “esconder” alguns legumes.

Para quem quer incluir mais legumes nas suas refeições mas não gosta muito, ou para quem tem pouco tempo para fazer 2 preparações diferentes, este prato pode ser a solução. Junte diferentes legumes na preparação, tais como a curgete, cenoura, chuchu, nabo ou repolho.

Bom apetite!

dina

Nutricionista clínica, coach nutricional e formadora. Especialista na Saúde da Mulher, Nutrição materno-infantil, Nutrição Pediátrica e Nutrição funcional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *