Lanches saudáveis devem incluir alimentos saudáveis, de preferência da época e devem ser práticos e saborosos também, como estes queques de laranja com pepitas de chocolate.
Ingredientes:
Receita para 8 pessoas, 16 porções
- 4 ovos
- 200ml de leite ou bebida vegetal
- 30g de açúcar amarelo (opcional)
- 100g farinha de trigo
- 140g de farinha de espelta integral
- 2 laranjas inteiras
- 50g de pepitas de chocolate negro
- 2 colheres de sopa rasas de fermento

Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 200ºC
- Escolha 2 laranjas grandes e com a casca fina (se tiverem a casca muito grossa pode retirar a parre branca)
- Junto os ovos, o açúcar, o leite ou bebida vegetal e triture tudo com a varinha
- Acrescente as farinhas e o fermento e envolva
- Junte as pepitas de chocolate
- Distribua o preparado em 16 formas de queques
- Leve ao forno durante 15 a 20 minutos
Esta receita de queques de laranja com pepitas de chocolate utiliza as laranjas inteira, o que dá um sabor bem mais intenso a laranja e evita o desperdício. O açúcar é um ingrediente opcional e o ideal é que não seja utilizado. Pode sempre reduzir a quantidade de açúcar de forma gradual.
Quanto às farinhas, pode também substituir por outras que prefira, de preferência por opções integrais.
Bom Apetite!
dina
Nutricionista clínica, coach nutricional e formadora. Especialista na Saúde da Mulher, Nutrição materno-infantil, Nutrição Pediátrica e Nutrição funcional.
Artigos relacionados
- 1 ano ago
- 1 ano ago
- 2 anos ago