fbpx

A paixão pela Nutrição Materno Infantil

   Há muito tempo passei por algumas Instituições de apoio a crianças e jovens em risco, grávidas e bebés, pelo Porto, Moçambique e por São Tomé. E foi algures por aqui que nasceu a minha paixão pela nutrição materno infantil.

alimentação saudável a crianças
mercado alimentos moçambique alimentaçao saudavel
formaçao e sensibilizaçao alimentação saudavel mães e crianças são tomé

Nutrição infantil

    Foi durante o curso de nutrição que comecei a fazer a voluntariado com crianças e jovens. Havia certamente muitas coisas que podia fazer, mas aquelas que me tomavam mais tempo estavam obviamente relacionadas com a alimentação. Acompanhava as crianças e jovens nas refeições, promovia também o consumo de alimentos saudáveis e procurava ainda alternativas mais saudáveis e viáveis para as Instituições oferecerem.

    Por esta altura eu já percebia que é sempre possível oferecer mais saúde e promover uma alimentação mais saudável. Percebia também que qualquer que seja a realidade e o contexto de cada criança ou jovem, há formas de promover escolhas alimentares mais saudáveis.

Nutrição materno infantil

   Entretanto tenho a oportunidade de participar num projeto maravilhoso – a inauguração do Centro de Nutrição Materno Infantil de Caué, em São Tomé e Príncipe. Este viria a ser o meu momento “Txana” e a cereja no topo do bolo. Isto era o complemento que faltava à minha experiência anterior.

   Neste projeto acompanhava grávidas, recém mamãs e futuras mamãs e ainda recém-nascidos, bebés, crianças e jovens. Aqui, onde os recursos eram escassos, a nutrição e os cuidados com a alimentação provam o seu real valor e fazem mesmo a diferença entre a vida e a morte.

   Por outro lado, também a qualidade de vida e todo o desenvolvimento materno infantil depende da nutrição. Mesmo quando a vida não está em risco. 

E foi assim que conclui na prática o que já sabia em teoria: só com uma alimentação ajustada é possível o desenvolvimento e aproveitamento de todo o potencial de alguém. Estas experiências relembraram-me também a regra mais básica: que tudo começa no início. Neste caso, que a saúde se cuida desde o principio da vida.

Alimentação saudável 1o ano de vida do bebé
educação alimentação saudável e nutrição materno infantil

Nutricionista materno infantil

   Assim ficou claro pra mim que seria aqui, na nutrição materno-infantil, que poderia aplicar todo o potencial da nutrição. Claro que nunca é tarde para mudar. E estamos sempre a tempo de nos tornarmos mais saudáveis. Mas também é verdade que não conseguimos recuperar o tempo perdido.

   Portanto, é no principio que eu gosto de estar. No planeamento da gravidez , a ajudar a preparar a “casa” para o bebé. E a promover um início saudável para o bebé e a garantir que recebe tudo o que precisa para ser a melhor versão que pode ser. 

   Depois disto, o foco passa a ser a mãe e o pós-parto,  e também o bebé e o seu desenvolvimento. A magia da nutrição é que esta cresce com o bebé, com a criança e o adolescente, até chegar a um adulto saudável.

   É por tudo isto que a nutrição materno-infantil é a minha paixão.

Nutrição materno infantil moçambique são tomé voluntariado

dina

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.