fbpx

Ajudar as crianças a comerem fruta

Claramente a fruta é muito importante para a saúde. Os seus benefícios já vão sendo bem conhecidos, nomeadamente para as crianças.Mas como conseguimos ajudar as crianças a comerem mais fruta?

Porque devem as crianças comer fruta?

benefícios e vantagens das crianças comerem fruta

   As frutas são ricas em água, açúcar e energia, importantes para o metabolismo e todas as atividades das crianças. Por outro lado, oferecem também outros nutrientes muito importantes para a proteção e regulação do corpo. São eles as vitaminas, antioxidantes e alguns compostos fenólicos. 

  Por um lado, estes compostos ajudam o sistema imunitário e mantêm as defesas do corpo das crianças contra agentes estranhos, tais como vírus, bactérias e parasitas.

   Por outro lado, protegem o corpo de todas as agressões a que está diariamente sujeito, desde a poluição, substâncias tóxicas, entre outras. 

   Também o funcionamento do intestino depende da fruta que as crianças comerem. As suas fibras, compostos fenólicos e água alimentam as bactérias benéficas e regulam o intestino.

Como ajudar as crianças comerem fruta?

Claro que todos estes benefícios são mais fáceis de entender para nós adultos. Contudo, fazer com que as crianças comam mais fruta pode ser um verdadeiro desafio. Portanto, como podemos ajudá-las a comerem mais fruta?

São várias as estratégias que podemos utilizar. Acima de tudo, é importante que não faça chantagem, nem utilize castigos ou recompensas, nem ameace – comer fruta deve ser um prazer e uma coisa boa.

Dê o exemplo às crianças de como comer fruta

Comece por dar o exemplo e coma fruta em frente às suas crianças e jovens. Acima de tudo, faça-o com prazer e satisfação. Mostre-lhes como é bom comer fruta todos os dias.

Envolva as crianças em todo o processo da fruta

Faça com que a criança conheça a origem da fruta. Desta forma ela terá outro interesse. Se possível deixe-a plantar árvores de fruto ou semeá-las. A criança pode também ajudar a regar as plantas ou a colher as frutas. Para além disso pode também ajudar nas compras, a escolher a fruta ou a prepará-la para comer (desde lavar a descascar ou partir)

crianças comprar fruta
Cultivar alimentação saudável

Inclua as frutas em momentos agradáveis para as crianças

Aproveite os momentos agradáveis passados em família para incluir a fruta. Desta forma, a fruta virá sempre associada a prazer e a momentos agradáveis. Garanta que os lanche se refeições das férias, praia, festas, refeições em família, passeios, visitas de estudo incluem fruta.

Ofereça alternativas atrativas para as crianças comerem fruta

Certamente concorda que os olhos também comem. E se isto é verdade para os adultos, mais será para as crianças. Então, opte por oferecer frutas diferentes e variadas, com formas alternativas. Por outro lado pode também incluir as frutas em algumas receitas, na base ou para decorar. Por exemplo em crepes e panquecas. Ou em queques e bolos. Ou até mesmo em saladas e nalguns pratos. As frutas congeladas também podem ser uma maneira diferente e divertida de ajudar as crianças a comerem a fruta.

espetadas fruta
fruta divertida e saudável
crepes e sobremesas

Deixe a fruta disponível e ao alcance das crianças

Em primeiro lugar, as crianças são naturalmente curiosas. Então, a melhor forma de utilizar essa característica é deixar a fruta onde as crianças a vejam e cheguem.  Assim, quando der por isso, as suas crianças andam pela casa a comer fruta, ou vai ver algumas frutas mordidas na fruteira.

Como não devem as crianças comer fruta?

sumos néctar não são alternativas à fruta

   É verdade que por vezes nos perdemos com a oferta de alternativas à fruta. Geralmente sugerem vantagens nutricionais. Ou apresentam-se como opções mais simples e práticas. Mas a verdade é que a fruta fresca e ao natural é sempre a melhor opção. E, de facto, não pode ser substituída por sumos naturais, néctares ou mesmo as polpas infantis.

   Estas opções são processadas e por isso têm perda de nutrientes e propriedades benéficas da fruta. Por exemplo, há perda de vitaminas e antioxidantes. A quantidade de fibra também fica muito reduzida. 

   Assim, as recomendações são sempre para dar a fruta inteira e ao natural às crianças. A fruta em calda ou cristalizada deve ser evitada. Já os sumos naturais ou néctares devem ser deixados para de vez em quando, no máximo 120ml por dia.

Conclusão

🍎 A fruta é um alimento doce e por isso, naturalmente mais fácil de ser aceite. Existem ainda imensas variedades, com cores, texturas e sabores diferentes, possíveis de agradar a todos os gostos.
Explore o mundo das frutas com as suas crianças e jovens e ajude-os a receber tudo de bom que têm para vos dar
fruta fresca saudável para crianças comerem

dina

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.