fbpx
cocó das crianças e saúde intestino alergias
Alimentação criança

O cocó das crianças e o seu intestino

Certamente o intestino é dos órgãos mais complexos que temos. Por um lado desempenha inúmeras funções. Por outro lado, tem a capacidade de influenciar todos os restantes órgãos e funções fisiológicas. Assim, é fundamental que se mantenha o intestino saudável e a funcionar da melhor forma possível. Portanto, o ideal é que se mantenha atent@ ao cocó das crianças e ao seu intestino.

O que o cocó nos diz do intestino

Apesar de alguns padrões do cocó serem frequentes e acontecerem regularmente, não significa que isso seja normal! É possível que o intestino funcione mal desde que a criança é muito pequena. Ou até que tenhamos perdido a noção da transição entre um intestino saudável e um intestino com alterações. 
No entanto, temos de estar atent@s aos nossos filhos na hora de fazerem cocó e perceber se apresentam alguns sinais de alerta. Certamente que se a criança apresenta um cocó alterado de vez em quando, isso não é sinal de alerta. Pois isto apenas indica uma alteração passageira com o intestino. Por outro lado, se elas acontecerem de forma repetida, é porque algo não está bem e precisa de cuidar da saúde e do intestino dos seus filhos.
Saúde intestino crianças

Quando o cocó se torna um problema no intestino

A saúde do intestino é, como todo o resto, algo que se aprende desde cedo. Consequentemente e uma vez mais, o papel dos pais é fundamental. Certamente o nosso comportamento, as nossas atitudes, as nossas reações e até o modo como falamos podem influenciar a maneira como os nossos filhos fazem cocó e a rotina do seu intestino.
Muitas vezes, mesmo sem que tenhamos consciência disso, podemos estar a contribuir para situações de obstipação nas crianças, que poderão mesmo manter-se até à idade adulta. Acima de tudo, respeite a criança, o seu ritmo e o seu tempo.
Obstipação nas crianças e intestino preso cocó duro

O cocó pode refletir a saúde do intestino

Atualmente, as alergias e as intolerâncias alimentares são cada vez mais frequentes. Além disso, acontecem cada vez mais cedo, logo na infância. Assim, enquanto pais, temos de estar atentos aos sinais e sintomas que os nossos filhos manifestam. 

Acima de tudo, as principais manifestações destas situações acontecem no aparelho digestivo. Como tal, o cocó pode ser um ótimo auxiliar para interpretar a saúde do intestino. Também as restantes manifestações que possam sugerir reações aos alimentos devem ser valorizadas. Desta forma, poderemos agir atempadamente e evitar consequências mais graves.

o cocó intestino alergia intolerância alimentar

O cocó das crianças e o seu intestino

Resumindo, mantenha-se alerta e preste atenção aos sinais manifestados pelos seus filhos. Sempre que alguma situação lhe parece desajustada mantenha a vigilância. E acima de tudo, reencaminhe a situação para um especialista, caso esta se agrave ou arraste no tempo. Geralmente, estas complicações do aparelho digestivo, quando tratadas e acompanhadas desde cedo, acabam por não ter grandes consequências. Por outro lado, se não forem devidamente tratadas e vigiadas, podem resultar em graves problemas de saúde e perdas na qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *