fbpx
dicas para uma alimentação saudável no natal
Alimentação saudável

Alimentação Saudável no Natal

A época do Natal costuma ser um problema para a sua alimentação? Sente que perde o controlo, aumenta de peso e tem hábitos alimentares completamente desequilibrados? Não tem de ser assim!

Dicas para ma alimentação saudável no Natal

O Natal é uma época festiva, como muitas outras que vamos tendo ao longo do ano. No entanto, a diferença á que o Natal não se resume a 1 dia. Geralmente estamos a falar de comemorações  que se arrastam por 2 semanas. Assim, devemos redobrar alguns cuidados e reforçar os princípios da alimentação saudável.

1 - Inclua frutas e legumes variados todos os dias

De facto, a alimentação no Natal tende a ser baseada em alimentos muito calóricos e pobres em nutrientes. No entanto, para equilibrar e reduzir o impacto negativo destes alimentos, inclua 3 a 4 peças de fruta por dia e inclua legumes no máximo de refeições que conseguir (sopas, sandes, saladas ou no prato, snacks).

2 - Sacie a sede com água e deixe as outras bebidas para saborear

Em primeiro lugar, beba bastante água ao longo do dia, pois ela irá ajudar a eliminar os excessos e a regular o apetite. Ainda nas refeições, opte por saciar a sede com água e deixe as restantes bebidas para degustar e saborear. Desta forma, irá reduzir a quantidade que bebe de vinho, sumos ou refrigerantes. 

3 - Talvez não precise de comer de tudo: escolha os alimentos que prefere

Certamente na época do Natal irá ter muitas tentações à sua disposição. Mas será que precisa de comer de tudo ao mesmo tempo? Porque não escolher os alimentos que mais prefere? Além disso, pode sempre comer um alimento de cada vez e deixar os restantes para outra refeição ou até para outro dia. Afinal o Natal dura 2 semanas, não é? Terá muito tempo para comer.

4 - Saboreie cada pedaço do que escolher comer

O mais importante é comer devagar, mastigar bem os alimentos e saborear cada pedaço dos alimentos que escolher comer. Ou seja, não coma apenas por impulso. Esteja consciente do que escolhe para comer e preste atenção enquanto come. 

5 - Faça caminhadas e brinque muito com as crianças

Certamente uma das formas de compensar os exageros será aumentar a sua atividade física. Aproveite cada oportunidade para se manter ativo, seja dando umas caminhadas em família, brincar no exterior ou dentro de casa. Além disso, pode aproveitar ainda a energia das crianças e entrar nos seus jogos e brincadeiras.

6 - Intercale refeições mais ligeiras e saudáveis com os momentos de exagero

Uma vez mais, não precisa de passar as 2 semanas completas com exageros. Claro que há aquelas refeições mais especiais, mas nem todas precisam de ser exageradas. Nas restantes refeições, pequenos-almoços e lanches, opte por incluir alimentos saudáveis e em proporções adequadas. Mantenha a sua balança equilibrada, mesmo na época do Natal.

7 - Pare de comer quando se sentir saciado

Do mesmo modo, é fundamental perceber e respeitar os sinais do seu corpo. Como em qualquer dia do ano e para toda a alimentação, esteja atento aos sinais de saciedade. Quando sentir a comida no estômago pare de comer. Acima de tudo, não coma até ficar “cheio” e sentir-se enfartado e com peso na barriga.  

8 - Atenção ao que petisca entre as refeições

Por outro lado, é também habitual haver sempre comida à disposição, sejam petisco, sobremesas ou snacks menos saudáveis. No entanto, não caia na tentação de passar o dia a petiscar. Reserve esses alimentos para aquela refeição mais especial e retire-os da sua vista.   

Feliz e saudável Natal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *