fbpx
Receitas económicas e sustentáveis
Alimentação criança,  Lanches saudáveis

Iogurtes naturais caseiros

Iogurtes naturais económicos e sustentáveis
Receita de iogurtes naturais caseiros

Receita de iogurtes naturais caseiros

 De facto, fazer iogurtes naturais caseiros é muito fácil e económico. Para esta receita precisa apenas de um iogurte natural, do leite e de uma iogurteira. Posteriormente pode usar um dos iogurtes que fez. 

Consegue comprar uma iogurteira barata em qualquer loja de eletrodomésticos ou hipermercado. No entanto, se não tiver uma iogurteira,  pode fazer na mesma os iogurtes, basta utilizar o forno a cerca de 37ºC, durante o mesmo período de tempo.

Ingredientes

Para 7 iogurtes:

  • 1 Litro de leite meio gordo
  • 1 iogurte natural
 
  • Fruta a gosto
  • Cereais a gosto
Ingredientes iogurte caseiro económicos e sustentáveis

Preparação

  1. Junte o leite e o iogurte e misture muito bem;
  2. Distribua o preparado por 7 recipientes de vidro e coloque a tampa;
  3. Disponha os frascos na iogurteira ligada;
  4. Deixe a iogurteira ligada durante, no mínimo, 8 horas, até um máximo de 10 horas;
  5. Após este período, armazene os iogurtes de imediato no frigorífico, afastados de outros alimentos (porque estão quentes);
Como fazer iogurtes caseiros

    Posteriormente, poderá personalizar os seus iogurtes naturais caseiros adicionando outros ingredientes. Pode juntar frutas, cereais, sementes ou ainda uma mistura destes. Ou pode simplesmente optar por não adicionar mais nada e comê-los ao natural. 

Certamente, os iogurtes naturais, feitos em casa a partir de leite meio gordo, são mais saudáveis, uma vez que não levam adição de açúcar, corantes ou outros aditivos. 

Para além disso, têm ainda a vantagem de poderem ser feitos utilizando o leite mais adequado. Poderá utilizar leite magro, bebida vegetal ou leite adaptado, para crianças com menos de 9 meses. 

A acrescentar a todas estas vantagens, estes iogurtes são ainda bem mais económicos e,  como utiliza frascos de vidro reutilizáveis, está a poupar o ambiente de imensas embalagens de plástico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *