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Manter a atividade física em casa

A atividade física é uma importante componente da nossa saúde, pelo que devemos ser o mais ativos possível no nosso dia-a-dia. Neste sentido, pelo número de horas que passamos em casa, o ideal é também manter a atividade física em casa. 

Manter a atividade física em casa

A nossa casa é um lugar de eleição e onde passamos uma considerável parte do nosso tempo. Por vezes, somos até forçados a passar mais tempo em casa do que gostaríamos, sendo, portanto, fundamental incluir os bons hábitos de saúde às rotinas caseiras, nomeadamente manter a atividade física em casa. 

Atividade física e exercício físico são conceitos diferentes: 

  • enquanto exercício físico implica uma prática de algum desporto ou modalidade física de forma planeada e estruturada – tem um horário estipulado, equipamento específico, etc.
  • por outro lado, a atividade física inclui todos os movimentos e esforços físicos que façamos – limpezas, subir escadas, caminhar, etc.
Em qualquer dos casos estamos a aumentar o gasto energético e a mantermos-nos ativos, portanto, tanto um como outro são boas opções. 

Manter atividade física com tarefas domésticas

As tarefas domésticas são uma ótima forma de manter a atividade física em casa, uma vez que aumentam o gasto energético e exercitam todos os músculos do corpo. Dependendo das tarefas e da intensidade com que as fazemos, estas têm diferentes gastos calóricos.

Gasto calórico atividade física casa
Calorias gastas por hora em atividade física em casa

Assim sendo, se por qualquer razão temos de permanecer em casa, devemos optar por manter alguma atividade física. Ainda que possamos ter determinadas limitações, físicas ou outras, há sempre algumas tarefas que podemos fazer para nos mantermos ativos. 

Por outro lado, podemos ainda aumentar o gasto energético e o grau de atividade de cada tarefa, aplicando mais esforço e intensidade. Isto é, a mesma tarefa pode ser realizada com mais ou menos energia, sendo que quanto mais vigor se impuser em cada atividade, mais calorias serão gastas.

Brincar com crianças e/ou animais em casa

Obviamente existe uma característica comum a crianças e a cães ou gatos de estimação: uma energia inesgotável. Tire partido da vontade das crianças e dos animais para brincar e de se manterem ativos e participe também, aumentando assim a sua atividade física e reduzindo o sedentarismo. Para além de todas as vantagens que possa ter, mantermos-nos ativos a brincar é sem dúvida uma forma muito divertida e simples de aumentar o nosso gasto energético e melhorar a nossa saúde (física e mental).

Fazer exercício físico em casa

Certamente que uma ótima forma de manter a atividade física em casa é praticarmos algum tipo de exercício físico. Podemos utilizar máquinas ou equipamentos próprios para o efeito ou simplesmente é possível adaptar os utensílios que temos em casa, desde bancos, mesas, escadas, entre tantos outros, ou então usar unicamente o nosso corpo. 

Resumindo...

A atividade física mantém o corpo e a mente ativos e reduz o sedentarismo, o que se traduz em benefícios para a saúde no geral. Por outro lado, a atividade física aumenta também o gasto energético, contribuindo para a manutenção ou perda de peso corporal.

Quando permanecemos em casa, o nível da nossa atividade física tende a ser menor, daí ser fundamental mantermos-nos ativos de todas as formas possíveis. Acima de tudo, importa lembrarmos-nos que, independentemente da nossa condição física, tipo de casa ou disponibilidade de tempo, há sempre alguma atividade extra que podemos fazer, isto é, podemos sempre ser mais ativos.

dina

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