fbpx
Cultivar alimentação saudável
Alimentação saudável

Cultivar uma alimentação saudável

Os nossos hábitos diários devem promover saúde e praticar uma alimentação saudável deve ser uma rotina como qualquer outra. Existem imensas mudanças que se podem fazer e algumas estratégias que se podem utilizar para melhorar a alimentação, entre elas, cultivar uma alimentação saudável.

Escolher uma alimentação saudável

Em primeiro lugar, fazer uma alimentação saudável não deve depender da época do ano, nem de datas importantes, nem de dietas, nem de estações.  Acima de tudo, comer de forma saudável deve ser um hábito, que acontece naturalmente e de forma regular. Contudo, isto nem sempre é verdade e pode levar o seu tempo até conseguir fazê-lo. 

Certamente, o primeiro passo para qualquer mudança é sempre a vontade de mudar. Assim, também com a alimentação, primeiro é preciso querer mudar e substituir hábitos pouco saudáveis por uma alimentação mais saudável. Claro que existem inúmeras formas de melhorar os hábitos alimentares e, independentemente das que escolha, o que se pretende é que estas sejam definitivas e para manter o resto da vida. Afinal, todos queremos ser sempre saudáveis e tirar o melhor proveito do nosso corpo.

Cultivar uma alimentação saudável

Algumas formas de promover uma alimentação saudável podem ser:

  •  aumentar a disponibilidade de alimentos saudáveis,
  • tentar que esses alimentos saudáveis sejam tão saborosos e apetitosos quanto possível,
  • criar algum tipo de relação afetiva com estes alimentos. 

Ora, tudo isto é possível através da produção dos próprios alimentos. Isto é, ao fazer uma agricultura biológica e caseira poderá obter alimentos saudáveis e saborosos que são o resultado do seu trabalho e dedicação, estando assim a cultivar uma alimentação saudável. 

Além disso, quanto mais estivermos envolvidos com alimentos saudáveis, melhor será a nossa relação com os mesmos e a sua aceitação, nomeadamente no caso das crianças. Dos alimentos saudáveis que podemos produzir, destacam-se os hortícolas. 

Que alimentos saudáveis pode cultivar

Certamente, cultivar uma alimentação saudável pode incluir diversos alimentos. Contudo, a escolha dos hortícolas que quer cultivar deve depender dos seguintes fatores:

  • as suas preferências e o que mais se consome em sua casa
  • o espaço que tem disponível para cultivar esses alimentos (se tem terreno ou se terá de usar vasos)
No entanto, independentemente de ter muito ou pouco espaço, há alguns alimentos que pode cultivar em vasos e que ocupam pouco espaço, e que exigem pouca manutenção.

Cultivar ervas aromáticas

Cultivar salsa
Cultivar salsa

Por exemplo, a salsa é um ótimo ingrediente para adicionar aos seus preparados culinários. Esta erva aromática, para além de ser um vegetal, ainda dá sabor à comida, permitindo reduzir no sal e tornar alimentos, geralmente pouco apreciados, mais saborosos.

Por outro lado, a hortelã chocolate, tal como outras ervas aromáticas, pode ser usada para fazer chás ou aromatizar bebidas. A sua utilização permite reduzir ou até eliminar a adição de açúcar.

hortelã chocolate alimentação saudável
Ervas aromáticas: hortelã-chocolate

Cultivar legumes

Cultivar tomate cherry alimentação saudável
Cultivar tomate cherry

O tomate cherry é um exemplo de legume que pode cultivar em pouco espaço, nomeadamente num vaso. É bastante produtivo e fácil de tratar. 

Do mesmo modo, também a alface ou a rúcula, são bons exemplos de hortícolas que podem ser cultivados em vasos. No entanto, a vantagem do tomate é que não precisa de arrancar a planta e pode ir colhendo o fruto durante vários dias.

Cultivar fruta

As frutas são alimentos deliciosos. Então se forem fresquinhas e acabadas de colher, têm um sabor irresistível. Portanto, nada melhor do que poder cultivá-las em casa. A maioria das frutas nascem em árvores, o que requer bastante espaço. 

Em alternativa, há frutas que nascem em arbustos, como as framboesas e as amoras, ou em pequenas plantas, como os morangos, pelo que se tornam fáceis de cultivar em vasos.

Cultivar alimentação saudável
Alimentos saudáveis: morangos

Concluindo...

Aproveite estas sugestões e comece já a cultivar a sua alimentação saudável. Escolha alguns alimentos para plantar ou semear, aproveite os dias de sol para se dedicar à agricultura biológica e envolva a sua família também. Vai ver que mais tarde irá usufruir de deliciosos e saudáveis momentos, ao saborear os alimentos saudáveis que colher. Por outro lado, todos terão vontade de comer estes alimentos saudáveis, já que todos estiveram envolvidos no seu cultivo e todos os viram crescer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *