fbpx
Promover Alimentação saudável
Alimentação saudável

Alimentação Saudável: ver para querer!

    Um dos segredos para praticar  uma alimentação saudável é ver para querer. Por outras palavras, se olharmos para um alimento saudável e tivermos uma boa primeira imagem deste, será meio caminho andado para o escolhermos.

Alimentação Saudável: ver para querer

    Como em vários aspetos da nossa vida, também na alimentação somos condicionados pelo que vemos e pela imagem que nos chega dos alimentos. Portanto, se devemos “esconder” os alimentos menos saudáveis para não ficarmos tentados a come-los, o contrário deve acontecer com os alimentos saudáveis. 

    Quando estamos preocupados com a saúde da nossa família e pretendemos promover uma Dieta Familiar Saudável, esta é mais uma importante dica a ter em conta: ver para querer. Se pretendemos que as pessoas em nossa casa comam determinado alimento, nada melhor que deixá-lo à vista e facilmente acessível. Isto é particularmente importante para a água e para a fruta.

 

Ver alimentos saudáveis para os querer

Alimentação saudável água
Promover a ingestão de água

    Tanto os adultos como as crianças esquecem-se frequentemente de beber água. Por isso, nada melhor do que ver para querer e tê-la disponível e mesmo à nossa frente, para nos irmos lembrando de a ingerir. Assim, tenha sempre um copo ou uma garrafa de água disponível e à mão. Coloque a água à vista numa mesa ou balcão no local onde habitualmente passa mais tempo. Do mesmo modo, para as crianças, disponibilize uma garrafa ou um biberão de água num local onde elas vejam e consigam chegar facilmente. Desta forma, poderão beber água sem terem de pedir ajuda ou esperar que o adulto esteja disponível.

   Quanto à fruta, esta deve igualmente estar visível e, se possível, acessível a todos. Da mesma forma, tenha sempre uma fruteira bem arranjada, com alguma variedade de frutas, de várias cores e formas, com aspeto atrativo e delicioso, num local onde todos possam pegar. Certamente, verá que ninguém vai resistir a uma trinca numa ou noutra fruta. Isto permite que qualquer elemento da família, quando começar a sentir fome, possa recorrer a uma peça de fruta em vez de ir procurar algo menos saudável.

Alimentação saudável fruta
Promover o consumo de fruta

Não ver alimentos "maus" para não os querer

    Tal como já foi referido anteriormente, tudo o que sejam alimentos pouco saudáveis devem permanecer esquecidos. Ou seja, tudo o que não for alimento saudável deve estar guardado longe da vista. Mas, para além dos alimentos que temos em casa, isto também se aplica aos alimentos que vemos em casa, nomeadamente na televisão e internet. 

    Independentemente do tempo que a sua família passa em frente aos ecrãs, é praticamente impossível não se cruzar com a publicidade a algum alimento, geralmente, os menos saudáveis.  Mais uma vez, a dica é não ver, para não querer. Limite o tempo em frente aos ecrãs, por exemplo, num intervalo, aproveitem e levantem-se do sofá para brincar um pouco e “fugir” das publicidades. Além disso, é fundamental não haver televisão durante as refeições, mesmo que esteja sem som.

    Por outro lado, também quando for às compras, fuja dos corredores dos alimentos menos saudáveis, pois o mais provável é que, mesmo sem ter intenção disso, ao ver estes alimentos, irá querer.

    Isto serve também para pastelarias ou cafés e restaurantes onde possam ir comer. Se forem ao balcão, irão muito provavelmente ver alimentos com aspeto delicioso e tentador, mas pouco saudáveis. Assim, procurem escolher algo mais saudável para comer, sem terem de ver todas as tentações disponíveis.

 

    Concluindo, para fazer uma alimentação saudável sem esforço, é importante ver para querer. Acima de tudo, lembre-se que todos os alimentos saudáveis que prepara para a sua família devem ser apresentados de forma cuidada – não se esqueça que os olhos também comem e a primeira impressão pode fazer toda a diferença. Assim, os alimentos saudáveis que quer ver comidos devem ser preparados e escolhidos com cuidado, devem ser cozinhados de forma saborosa e ser colocados no prato de forma harmoniosa e apetitosa. Mesmo que seja algum alimento que não apreciem muito, se estiver com um aspeto delicioso e tentador, nem miúdos nem graúdos lhe irão resistir! E todos sabemos que a maioria das vezes em que se faz birra e/ou se recusa algum alimento, nem sequer se chega a provar.

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *