fbpx
Segredo de arrumar os alimentos
Alimentação saudável

O segredo de arrumar os alimentos

    Existe algum segredo para arrumar os alimentos em casa? Afinal, como é que a organização dos alimentos no frigorífico e nos armários pode ser uma dica para que em sua casa se pratique uma alimentação saudável? A segunda sugestão para uma Dieta Familiar Saudável refere-se exatamente à forma de arrumar os alimentos e como isso pode condicionar as nossas escolhas alimentares.

O segredo de arrumar os alimentos

    Depois de ler o artigo anterior, passou certamente a fazer as compras de forma mais consciente. Ainda assim, mesmo que sejamos cuidadosos no momento da compra, há alimentos menos saudáveis que acabamos por trazer. Ou porque queremos ter em casa para o caso de aparecer alguém, ou para satisfazer aquele bichinho que pede um doce ou um salgado, ou porque estava em promoção, ou porque simplesmente não resistimos… independentemente da razão pela qual os “maus alimentos” chegaram a nossa casa, onde os vamos guardar pode fazer toda a diferença.

O principal segredo é “Longe da vista, longe do coração”. Isto quer dizer que os alimentos menos saudáveis devem ficar sempre fora da nossa vista, escondidos e de preferência nos locais mais inacessíveis. A verdade é que se não vir estes alimentos, até acaba por se esquecer que os tem em casa e só recorre a eles quando for mesmo necessário. De outra forma, se eles “lhe aparecerem à frente”, mesmo que nem estivesse a pensar em come-los, vai acabar por abrir o pacote e “tratar deles”.

O segredo para arrumar os alimentos nos armários

Segredo para arrumar os alimentos
O segredo para arrumar os alimentos nos armários

    Certamente se lembra daquele armário que fica mesmo à mão enquanto está a cozinhar ou a trabalhar na cozinha. Pois, este é o armário onde nunca deve guardar as tentações! Se o fizer, vai com certeza acabar por andar a petiscar o que não deve enquanto está a preparar das refeições. Ou os seus filhos enquanto esperam pela comida! Idealmente os alimentos menos saudáveis devem ficar guardados na dispensa ou num local mais distante e onde ninguém costume estar. Contudo, não sendo possível, poderá guardá-los na cozinha, mas nos armários mais altos e na parte de trás das prateleiras, para que não sejam visíveis quando se abre os armários.

    Por outro lado, nas prateleiras mais acessíveis e visíveis devem estar os alimentos que não servem para petiscar: arroz, massa, batatas, farinhas, temperos, cereais e leguminosas.

O segredo para arrumar os alimentos no frigorífico

    Também no frigorífico se aplica a mesma regra que nos armários. Os alimentos menos saudáveis devem ficar escondidos da vista, ou seja, na parte de trás da prateleira. Contudo, no frigorífico, a prateleira onde serão colocados os alimentos, vai depender de que tipo estamos a falar:

– a parte de cima deve ser reservada a alimentos cozinhados e prontos a consumir

– no meio devem ficar os alimentos como os iogurtes, lacticínios, queijo e fiambre

– nas prateleiras de baixo devem ficar a carne e peixe crus  

– as frutas e legumes devem ficar nas gavetas

– na porta podem ficar alimentos menos sensíveis como molhos, bebidas, manteiga e ovos.

Coloque no frigorífico apenas o que precisa e vai usar entretanto. Tente “esconder” os alimentos menos saudáveis, nomeadamente molhos ou bebidas atrás de outros alimentos

    Assim, arrumar os alimentos deve ser feito de forma consciente, pois afinal vai condicionar as suas escolhas. Para além destes pequenos truques, tenha ainda o cuidado de deixar os alimentos mais antigos e com menor prazo de validade à frente, para que os utilize primeiro. 

    Resumindo, mesmo que não seja você a arrumar as compras ou a limpar os armários e o frigorífico, faça-lhes uma visita de vez em quando para dispor os alimentos de forma estratégica. Promova uma alimentação saudável para si e para a sua família, mesmo que ninguém dê por isso. 

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *