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Lanches saudáveis crianças
Alimentação criança,  Lanches saudáveis

Lanches saudáveis para crianças

Lanches saudáveis para crianças

    Preparar lanches saudáveis para as nossas crianças deve fazer parte da nossa rotina. Portanto, diariamente, devemos ter a preocupação e o cuidado de oferecer saúde aos nosso filhos, preparada e embalada com todo o amor e carinho.

    Acima de tudo, os lanches saudáveis são, e devem ser, tão ou mais práticos de preparar que as versões menos saudáveis. Quer isto dizer que não é suposto serem uma dor de cabeça ou uma tarefa apenas para quem tem crianças “a fazer dieta”. Pelo contrário, as ofertas saudáveis devem estar sempre presentes na alimentação dos nossos filhos.

    Para qualquer lanche ser saudável, o mais importante é ser:

  • completo – ou seja, incluir 1 alimento do grupo dos cereais, 1 alimento rico em proteína (laticínio ou carne/peixe/ovo ou versão vegetal) e 1 fruta;
  • equilibrado – isto é, manter a proporção necessária de cada alimento , sendo que os cereais e a fruta devem estar em maior quantidade, e a quantidade adequada à idade e necessidades da criança;
  • variado: o que significa que, ao longo dos dias devem ser alternados os alimentos de cada grupo, fazendo combinações diferentes entre eles.

    Por exemplo, alguns alimentos que podem ser usados, dentro de cada grupo, são:

Grupo dos cereais

  • Pão: mistura, centeio, água, alfarroba, malte, cereais, integral…
  • Cereais estufados (puffs): trigo, aveia, quinoa, arroz…
  • Cereais ao natural, de preferência integrais: aveia, centeio, trigo, trigo sarraceno, cevada, milho (korn flakes)
  • Leguminosas cozidas: grão-de-bico ou feijão
  • Tremoços sem sal ou com pouco sal
  • Tostas, de preferência integrais
  • Bolachas simples: cream cracker, marinheiras, de arroz estufados ou de milho

Alimentos proteícos

  • Queijo, de preferência meio gordo ou magro: babybel, tipo da Vaca que Ri, queijo flamengo e queijo fresco
  • Fiambre de frango ou de peru
  • Salmão fumado ou atum
  • Humus caseiro
  • Iogurte, de preferência natural e sem adição de açúcar
  • Leite branco simples, meio gordo, ou bebida láctea 
  • Manteiga de amendoim
  • Frutos gordos: amêndoa, noz, avelâ, amendoim, caju…

Fruta

  • Qualquer peça de fruta
  • Tamanho pequeno ou quantidade equivalente
  • Optar por fruta da época
  • Dar preferência à fruta local ou, pelo menos, nacional
  • Alternar as frutas de acordo com a cor

    Resumindo, basta que tenha estes 3 grupos em mente na hora de preparar os lanches dos seus filhos. Assim, sabe que se oferecer um alimento de cada grupo, de forma variada e de acordo com as necessidades da criança, estará a dar lanches saudáveis aos seus pequenos.

Lanches saudáveis crianças
Lanche saudável para crianças - queijo Babybel, frutos gordos e puffs de trigo integrais
Lanches saudáveis crianças
Lanche saudável para crianças - morangos

    Não esquecer também que a água deve estar sempre presente ao longo do dia, dentro e fora das refeições. 

    Para além dos alimentos destes grupos, há outras opções saudáveis que podem ser incluídas, nomeadamente vegetais, como o tomate ou alface numa sandes, ou as gorduras saudáveis, como o azeite para barrar o pão. 

    Use o seu bom senso e junte a sua criatividade e imaginação à dos seus filhos e divirtam-se a tornar a alimentação saudável! 

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